sábado, 30 de maio de 2009

B I N G(O) !!!!

Empresa diz que é um "motor de decisão"
Novo motor de busca da Microsoft chama-se Bing

A empresa revelou detalhes do aguardado motor de pesquisa, com o qual espera fazer concorrência à hegemonia do Google. O site será lançado ao longo dos próximos dias e deverá estar disponível em todo o mundo a partir de 3 de Junho.

A ideia que a Microsft sublinha nas apresentações do novo Bing é que não se trata apenas de um motor de pesquisa, mas, antes, de um “motor de decisão” (decision engine é o termo usado pela multinacional americana).

Segundo a empresa, 66 por cento das pessoas que fazem pesquisas online querem informação que os ajude decidir: qual o caminho que devem tomar para um determinado destino, que produto devem comprar, a que restaurantes ir ou em que hotéis ficar.

A ideia, contudo, está longe de ser nova e tanto a Google como o Yahoo têm seguido este caminho. O CEO da Google, Eric Schmidt, já uma vez causou polémica ao afirmar que, no futuro, o motor de busca deveria ser capaz de responder a questões como “Que emprego devo escolher?”.

O Bing centra-se em quatro áreas: compras, informação local, saúde e viagens.

O Bing Shopping, por exemplo, deverá ser capaz de agrupar os produtos por categoria, preço ou marca. Para além disso, vai reunir e analisar críticas a cada produto feitas por outros compradores.

Já o Bing Health vai apresentar resultados de pesquisa que a Microsoft sublinha não serem baseados apenas na popularidade das páginas (um ataque à forma como o Google hierarquiza os diversos sites), mas na credibilidade das fontes de informação.

A Microsoft anunciou que o site estará online em todo o mundo a 3 de Junho, mas já admitiu que algumas funcionalidades não estarão disponíveis em todos os mercados – o que significa que informação detalhada sobre hotéis ou restaurantes, por exemplo, não estará acessível em todos os países.

A Google tem percorrido um caminho semelhante com as novas funcionalidades que lança para o motor de busca ou para os Google Maps: a novidade é testada nos EUA e só depois transposta para outros países.

Com o Bing, a Microsft (cujo actual motor de busca, o Live Search, tem uma quota reduzida de mercado) procura ir ao encontro do que são as previsões para o futuro da pesquisa online: motores de busca inteligentes, capazes de responder a perguntas directas dos utilizadores e de ir ao encontro das intenções dos cibernautas, em vez de apenas indexarem páginas da Web.

A Microsoft tem pela frente um Google que domina o sector a nível mundial. Mas a gigante do software tem trunfos que pode jogar para lançar este Bing. O sistema operativo e o browser mais usados no mundo são da Microsoft. Integrar o Bong com o Windows ou com o Internet Explorer (como já faz com o Live Search) é uma estratégia que pode render ao novo motor de busca milhões de utilizadores.

O Bing foi desenvolvido sob o nome de código Kumo e já se previa que a Microsoft não estivesse interessada em manter a marca Live Search. Mas já há quem tenha transformado o nome numa sigla pouco abonatória: But It’s Not Google (Mas não é o Google).


In Público, 29/05/2009

Sem comentários: